Ambientes

Ambientes

O Colégio Gonçalves Dias tem uma estrutura física surpreendente, com cerca de 25 mil m², instalações impecáveis e muitas rampas de acesso para facilitar o deslocamento dos alunos. Tudo o que eles precisam está dentro do próprio colégio, sem ser preciso ausentar-se dele para participar de atividades educacionais importantes, tais como treinamentos desportivos, seja na pista de atletismo da escola, nas piscinas ou no ginásio de esportes.

Educação Infantil

Todas as salas de aula, até o 2º ano do Ensino Fundamental, são suítes com ar condicionado. Na Pré-escola, que antecede o 1º ano do Ensino Fundamental, a Psicomotricidade na Educação Física, as aulas de Informática e a Iniciação Escolar impulsionam os primeiros passos da vida escolar. As aulas de Inglês e de Artes acontecem em espaço próprio, para atender às necessidades de todas as turminhas.

Ateliê de Artes

O GD dá grande importância às aulas de Educação Artística e, para que o aluno expresse seu potencial artístico e cultural, possui um Ateliê de Artes, grande o suficiente. No Ateliê de Artes os alunos desenvolvem, orientados por professores especializados, trabalhos de artes plásticas, teatro, dança e outras expressões artísticas.

Auditório

O auditório climatizado do Colégio Gonçalves Dias, localizado entre os prédios GD I e GD II, é utilizado para palestras, apresentações teatrais, congressos, debates e reuniões. Foi inaugurado em 1990, com 180 lugares possíveis. Está previsto um novo auditório e teatro, na cobertura do prédio GD II, com capacidade para 480 espectadores.

Biblioteca

A Biblioteca do GD, com capacidade acima de 10 mil títulos, conta com atendimento a alunos e ex-alunos. A Biblioteca é um ambiente agradável, com temperatura controlada, adaptado às necessidades dos que precisam pesquisar ou apenas se divertir com boas leituras. Além do amplo acervo de livros, a Biblioteca também conta com revistas e jornais, além da Internet. Na estrutura da Biblioteca existe um “espaço planejado” que se adapta como um pequeno auditório ou uma sala de xadrez.

Centro Cultural GTS

O Centro Cultural GTS existe desde 1998. Seu nome é uma homenagem a Gracinda Teixeira da Silva, educadora, poetisa e autora do hino da escola, mãe do fundador do GD. Atualmente funciona no próprio auditório da escola. Diversas atividades pedagógicas são realizadas no Centro Cultural, como os projetos “Tô Q Tô!” e “Eu Já Sei!”.

Complexo Desportivo

Em 1978 teve início a construção da Vila Olímpica do Colégio Gonçalves Dias, com o Parque Aquático. A piscina maior é dimensionada para competições, sede de diversos torneios oficiais. No ano seguinte, em 1979, foi a vez da Pista de Atletismo ser inaugurada. Também com dimensões semiolímpicas (200m), esta foi a primeira Pista da Baixada, abrigando competições importantes da região. Em 1980, foi concluída a construção do Ginásio de Esportes do GD, com arquibancada para mais de 800 pessoas. Por fim, em 1995, no espaço ao lado do Parque Aquático foi construída a nova Quadra Poliesportiva, para atender à demanda dos treinamentos.

Cozinha Experimental

Os alunos, especialmente os da Pré-escola ao 4º ano do Ensino Fundamental, contam com a Cozinha Experimental do GD para auxiliar nas Atividades da Vida Diária (projeto pedagógico que fornece às crianças, entre várias outras coisas, noções de culinária, sem cocção).

Espaço Cultural

O grande espaço no térreo do Prédio GD II é denominado Espaço Cultural, devido à grande quantidade de atividades pedagógicas e culturais que costuma abrigar. Com uma elevação natural que serve de palco ou palanque, é um dos locais preferidos para eventos que atinjam um público muito grande como nos ANECS (Informe-se o que é).

Jardins e Praças

O espaço do Colégio Gonçalves Dias é tão pleno de possibilidades que foi dividido em quatro “praças”: Praça do Poeta (o jardim principal, onde está o busto de Gonçalves Dias), dos Pássaros (o jardim em frente ao Salão de Festas e próximo à Biblioteca), do Encontro (após a entrada social) e do Esporte (todo o Complexo Desportivo do GD). Na hora do recreio, os alunos adoram se concentrar nos jardins, especialmente na Praça do Poeta. O local, cheio de árvores e um lago de peixes, agrada só em olhar. Essa praça é a mais antiga, pois existe desde a fundação da escola. A Praça dos Esportes começou com a criação do Parque Aquático, em 1978. As outras duas praças são mais recentes, sendo “subdivisões” da Praça do Poeta.

Prédios GD I e II

O Colégio Gonçalves Dias possui dois prédios destinados a aulas. O prédio GD I atualmente é utilizado para atividades práticas e salas especiais, como os laboratórios de Informática, de Ciências Integradas (Química, Física e Biologia) e a Sala de Leitura, além de diversas salas e espaços para atividades complementares ao currículo. O prédio GD II absorve, em salas de aula amplas e confortáveis, as aulas curriculares e demais atividades.

Salas de aula climatizadas

Tem sido preocupação do GD manter número adequado de alunos por sala de aula, de modo a que os professores possam desenvolver suas propostas pedagógicas com qualidade. Atividades especiais podem ser realizadas porque as salas são amplas e agradáveis. Algumas turmas, especialmente as das séries iniciais, ainda contam com salas de aula preparadas para suas necessidades específicas, com projetos elaborados pelo Setor de Psicopedagogia da escola.

Escola Interativa

À tarde, o GD oferece aos pais e aos alunos um projeto inovador, conhecido como INTERATIVIDADE, com a participação de todos e sem os limites impostos pela sala de aula. Nosso propósito é alavancar o esforço que fazemos nas aulas comuns, preparando os alunos para uma vida produtiva. Conheça esse projeto em detalhes, consultando a Orientação Educacional da escola.

Salão de dança

O GD oferece aos alunos aulas de dança e outras atividades, como Artes Marciais, em salas especialmente preparadas para isso. Quem gosta de dançar tem a chance de aproveitar ao máximo o Salão de Dança. Além disso, a escola promove apresentações que contam sempre com a participação de grupos da própria escola, os quais também se apresentam nos eventos culturais.

Sala de Leitura

A Sala de Leitura foi inaugurada em 1999. Funciona como uma espécie de biblioteca, voltada principalmente à Educação Infantil e ao 2º Ciclo (2º a 4º anos do Ensino Fundamental). Há um amplo espaço, com paredes repletas de desenhos infantis e com almofadas para os alunos ficarem à vontade, se sentindo muito confortáveis e estimulados a ler. Além dos livros, também há uma parte exclusiva para gibis (“gibiteca”), onde os alunos podem se divertir com estórias infantis e educativas. Com ajuda das professoras, as crianças se divertem e a leitura fica dinâmica. A principal finalidade da Sala de Leitura é incentivar a criança desde cedo a desenvolver o gosto pela literatura, fazendo com que, assim, o aluno tenha oportunidade de melhorar a redação e a produção de textos. As professoras também podem utilizar o espaço para contar estórias com fantoches ou preparar diversas atividades culturais com as crianças.

Sala de vídeo

Muitas vezes, os professores utilizam filmes pedagógicos ou de ficção como material didático. Para isso, contam com uma sala de vídeo, devidamente equipada, além de espaço suficiente para as discussões posteriores.

Secretaria

A Secretaria da escola é o local onde alunos e pais são atendidos nas situações burocráticas ou para tirar dúvidas, sendo encaminhados às Assessorias conforme as necessidades. No Colégio Gonçalves Dias, a Secretaria foi planejada para oferecer o máximo conforto para todos, com ar condicionado, televisão e área de espera.