Séries e Ciclos

O Colégio Gonçalves Dias utiliza um sistema integrado de ensino, moderno, fundamentado nos Parâmetros Curriculares do MEC, trabalhando não apenas por “séries ou anos de escolaridade”, mas por “ciclos ou etapas”. O projeto de ensino do GD é organizado em cinco segmentos, concebido de forma linear com todas as turmas, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Pré-escola e 1º ano do Ensino Fundamental

No GD, a Educação Infantil atrai a atenção pela sua infraestrutura especial. Construída em área específica e integrada ao complexo educacional da escola, possui salas suítes, todas com ar condicionado e totalmente adaptadas à faixa etária correspondente. A equipe docente promove anualmente atividades lúdico-educacionais como nas comemorações de datas cívicas e festivas. Além das atividades comuns, destacam-se a informática, aulas de inglês, artes em geral, e a educação física integrada ao “projeto de psicomotricidade”. Dessa forma o GD desperta o interesse das crianças pelas atividades físicas e intelectuais desde cedo. Note-se que as AVD (atividades da vida diária) estão presentes em todo o dia-a-dia da pré-escola, proporcionando às crianças noções de culinária (na Cozinha Experimental), iniciação ao teatro (com encenação de textos no palco) e higiene. As crianças ainda contam com um parquinho repleto de brinquedos, preparados para estimular seu desenvolvimento neuromotor, além de área exclusiva para lanche, leitura, uma hortinha, etc.

2º a 4º anos do Ensino Fundamental

Os alunos dessa etapa já contam com professores especializados por disciplina a partir da 2ª série. Têm aulas de Inglês, Informática e Educação Física, entre outras atividades. Todos os espaços da escola são utilizados, especialmente a Sala de Leitura e os Laboratórios. As salas de aula são adaptadas para o melhor conforto dos alunos e para facilitar a integração de todos os colegas. Durante o ano, são desenvolvidos vários projetos pedagógicos que visam sempre o aprendizado para a vida.

5º a 8º anos do Ensino Fundamental

Os alunos dessa faixa etária já começam a ter conteúdos avançados que vão ser complementados no segmento seguinte. No 5º ano do Ensino Fundamental, por exemplo, os alunos têm aulas de Xadrez e Lógica, visando o desenvolvimento do raciocínio matemático e abstrato. Com aulas de Filosofia, Leitura e Interpretação, Lógica, Artes, entre outras, além das disciplinas habituais (como Língua Portuguesa e Matemática), os alunos são preparados para interagir com o mundo e com a sociedade. Todas as atividades desenvolvidas com os alunos são interdisciplinares, objetivando uma perfeita integração entre os conhecimentos adquiridos nos diversos momentos, em sala de aula e nos demais ambientes da escola.

9º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio

Ao concluir o 2º ano do Ensino Médio no Colégio Gonçalves Dias, o aluno completa o projeto de dez anos que se inicia na segunda etapa. Os novos estudantes, que eventualmente não estudaram no GD desde o início, passam por fases de adaptação para que acompanhem sem problemas a turma. Nesse segmento, o leque de disciplinas se expande, aprofundando todos os conhecimentos adquiridos até então. Os alunos o concluem, entrando na etapa seguinte já preparados para fazer vestibular ou as provas do ENEM, porque acreditamos que “toda escola que prepara o aluno para a vida por consequência o prepara para quaisquer concursos”. Se focássemos o ensino apenas na preparação para concursos, por certo não estaríamos preparando o aluno para a vida.

3º ano do Ensino Médio

Este é o último momento, que visa aprofundar todo o conteúdo dado no projeto de dez anos. Os alunos do GD já iniciam o último ano na escola praticamente com todo o conteúdo abordado, sendo essa última etapa uma espécie de “reforço planejado” voltado para os vestibulares e/ou concursos específicos, como das Forças Armadas ou do Funcionalismo Público. E os alunos ainda contam com a interatividade, à tarde.